quarta-feira, 7 de outubro de 2009

Cinema:


THE VISITOR

The Visitor (2008) conta a história do sexagenário professor de economia Walter (Richard Jenkins), personagem soturna e melancólica, cuja vida se arrasta num marasmo só atenuado pela música clássica e pelo vinho nocturno. Walter vagueia pela tela em “câmara lenta”, quiçá esperando uma morte libertadora. Vida vazia, felicidade perdida na monotonia diária: Jenkins adormece-nos qual zombie de pulsações cardíacas inaudíveis e alerta-nos para a rotina que corrói a vontade de viver.
À medida que avança o filme vai-se revelando: Walter desloca-se a Nova Iorque para uma conferência que mal domina e instala-se no seu apartamentozinho esquecido na cidade acordada. Ao chegar, depara-se porém com um casal de imigrantes ilegais - Zainab (senegalesa) e Tarek (sírio) - estranhamente instalados em sua casa. Perante o mal-entendido, o casal deixa o apartamento desculpando-se e fica à deriva. É Aqui que de repente se vislumbra a reviravolta emocional na película: Walter concede aos estrangeiros o direito de ficarem em sua casa e passa a desenvolver-se um nicho de relações verdadeiramente marcantes e surpreendentes.
A vida lenta e desinteressante do protagonista abre-se a um novo fôlego através da amizade que vai crescendo. A compassada música clássica dá progressivamente lugar ao ritmo do Djembé, que Tarek domina e cuja paixão transfere para Walter. É o retomar das emoções pelo peito gelado do professor.
Quando Tarek é detido pelas autoridades e se prepara para ser deportado, explode definitivamente a emoção descontrolada em Walter, a qual suplanta a sua outrora quietude silenciosa. Aí ressaltam os valores da amizade, mas uma amizade exótica, improvável e pura, guiada pelo poder incontornável da música, que nos enternecem – a amizade e a música - como o kitsch mais vulgar.
O guionista e realizador Thomas McCarthy, apresenta-nos pois um argumento recheado de temas interessantes e didácticos que explicitam várias visões sociais e culturais da sociedade americana, como os ideais antagónicos de xenofobia e abertura internacional. Todavia, sinto que o que importa verdadeiramente neste filme é a perspectiva psicológica e vanguardista sobre a amizade – que se sobrepõe aqui à mentalidade pós 11 de Setembro de desconfiança aterradora dos ocidentais diante de tudo o que sugira mundo árabe -, sobre as diferentes formas de procurar novos prazeres na vida e, sobretudo, sobre a pertinência de um novo começo vivencial, a que todo o ser humano tem direito na sua busca que deve ser incessante de felicidade.
Para terminar, não podia deixar de realçar esse enorme vulto da representação (outrora escondido em papéis secundários) que é indubitavelmente Richard Jenkins.
rodriguez 2009



The Visitor
Realização: Thomas McCarthy.
Elenco: Richard Jenkins, Haaz Sleiman, Danai Gurira, Hiam Abbass, Marian Seldes, Maggie Moore, Michael Cumpsty.
Nacionalidade: EUA, 2008.

1 comentário:

João Rodrigues disse...

o filme parece ser muito interessante... tb tenho k o ver...