terça-feira, 20 de janeiro de 2009

"Ela sorriu, e Ele foi atrás"

João Aguardela (1969-2009)

A rádio trouxe uma notícia triste pelo amanhecer escuro e frio, como uma naifa gélida a cortar corações aquecidos. Faleceu em Lisboa com 39 anos João Aguardela, artista na verdadeira acepção, criador de sonhos que são canções tradutoras de uma essência nova e ancestral.
Talvez o maior visionário moderno da música portuguesa, Aguardela trouxe-nos temas de uma portugalidade de metamorfoses cosmopolitas, sempre a misturar notas de guitarra portuguesa triste com o festivo acordeão, numa dança inovadora a absorver tendências universais. A evolução da música portuguesa.

Há muito que não acompanhava de perto os trabalhos do fundador dos Sitiados, mas sabia que estava ali, a ensaiar a dança da música pop, a contar histórias de tristezas saltitantes e fugidías.
Era adolescente quando ouvia a "Vida de Marinheiro", a "Cabana do pai Tomás" ou até "Vamos ao circo". Lembro-me de 2 concertos marcantes, na Figueira da Foz, onde Aguardela transpirava numa apoteose que era para mim a expressão do orgulho musical nacional. Na verdade, um casal como ele e Sandra Baptista (sua mulher) arrastavam o público para a farra, para a dança imparável, como que a desafiar as notas retrógradas do acordeão para ritmos pop modernos.
Depois veio ainda o projecto Megafone e A Naifa, sempre a inovar na defesa da Língua de Camões, das raízes que nos correm no sangue, a nós lusos.
Guardo o LP homónimo cuja compra me terá custado umas calças novas. Valeu a pena, porque o disco continua, perdura num gira-discos que conhece bem os Sitiados. E a Vida de Marinheiro continua pelo tempo fora, sempre alegre, sempre exaltante, a activar memórias, a contar histórias que são bem nossas.
Então, João, leva contigo o acordeão, porque o conheces como ninguém. Por cá, não posso deixar de cair no feliz cliché: "Os dias sem ti / são todos iguais / são estrelas sem brilho / são dias a mais".

4 comentários:

Anónimo disse...

Qual o nome da música que tem esses versos finais? "os dias sem ti..."

Love love love...where are you? disse...

Olá! Vi esta tua mensagem pelo google e por me sensibilizei com as tuas palavras , decidi
deixar-te comentario.
Identifico em muito com o que abordas sobre os Sitiados, aquando da época auge que se vivia em meados de 90. Em 1990, jamais esqueço um concerto na Alameda(LISBOA), cujo cenário era de uma completa animação e folia com centenas e centenas de jovens que pulavam euforicamente..A fonte luminosa luzia em quedas de agua..o som era realmente poderoso e fenomenal tanto que muitos amigos meus do meu bairro ficaram desde logo contagiados pela moda" Sitiados".

Já agora pergunto-te algo q não sei:
O tema " A noite" foi composto quando ele ja pertencia aos Sitiados?

Abraço.Boas blogadas

Rodriguez disse...

Peço dsclpa ao anónimo, esqueci-me de responder... a música tem precisamente esse nome "Os dias sem ti" e está no 2º album "E agora?"...
Quanto ao tema "Noite", confesso q n tenho um profundo conhecimento...sei q não está presente em nenhum dos albuns mais destacados da banda, mas pelo q sei, foi o tema com q venceram o concurso "Rock rendez-vous", logo no início da formação dos Sitiados, pelo q será um tema anterior ao album homónimo de 1991...
Ocorreu-me q esse tema talvez esteja na compilação "Registos" de 1989...

Love love love...where are you? disse...

Agradecido pela tua resposta!
:P

Pois eu já arranjei ainda ontem os dois primeiros albuns e soube que provavelmente seria um tema anterior.
Se queres dar uma escuta aqui fica o url:

1º disco "Sitiados"
http://www.megaupload.com/pt/?d=HXR2E1HH

2º - "E Agora...!?"
http://www.megaupload.com/pt/?d=UEA1M4F2

Abraço e bom blog!